José Augusto Carneiro, trompetista

José Augusto Carneiro é natural de Eiriz, Paços de Ferreira, onde iniciou os seus estudos musicais.

Em 1965, começou a sua actividade profissional nas bandas militares - Exército e Armada - onde se manteve até 1983.

Actuou com as Orquestras do Teatro Nacional de S. Carlos e Sinfónica da R.D.P. onde ocupou o lugar de Trompete Solista desde 1985 até à sua extinção.

Colabora regularmente com a Orquestra Gulbenkian.

Em Portugal foi discípulo dos professores Santiago Kastner, Elisa Lamas, Emídio Coutinho e Marcos Romão.

Como bolseiro da Direcção Geral dos Assuntos Culturais estudou na Suiça com o Prof. Helmut Hunger e, na área de Música Antiga, com Edward Tarr.

É fundador dos Metais de Lisboa e colabora habitualmente com diversos agrupamentos de música de câmara.

Como solista actuou com a Banda da Armada e com as Orquestras Pró-Música, de Câmara de Lisboa, Sinfónica da R.D.P., Sousa Carvalho, Sinfónica Juvenil e Orquestra de Macau.

Realizou recitais de trompete e órgão em Portugal e Espanha com os seguintes organistas: Sibertin-Blanc, Simões da Hora, António Duarte, Fernandez Picon, Rui Paiva e João Pedro Oliveira.

Desde 1975 é professor das classes de Trompete e Música de Câmara do Conservatório Nacional exercendo também funções docentes na Academia Luisa Todi e no Conservatório Regional de Setúbal.

No campo do ensino é ainda regularmente convidado a participar em concursos, cursos de formação e estágios destinados a jovens instrumentistas realizados em vários pontos do Continente, Açores e Macau.

(notas do programa lra01_19out97)

APAO - trompetistas

CONCERTOS

lra01_19out97