Dietrich Buxtehude (1637-1707)

Nascido há mais de 350 anos, passou a sua juventude entre Helsinborg e Helsingoer, duas cidades que pertenciam ao Reino da Dinamarca e que sofreram ataques da Suécia durante o seu tempo de vida.

Estudou com seu pai, Johann Buxtehude, e com o grande organista de Copenhague, Johann Lorenz, que dava três concertos por semana em diversas igrejas da cidade e tocava contínuo quando Heinrich Schütz vinha dirigir as suas obras.

A tradição holandesa de Sweelinck e a sua continuação na escola hamburguesa (J. Praetorius, H. Scheidemann) enriquece-se das descovertas da música italiana: ópera, recitativo, policoralidade, stylus fantasticus.

Graças ao seu sogro, Franz Tunder (seu predecessor em Sainte-Marie de Lübeck), Buxtehude pode conhecer as Toccate de Frescobaldi.

Através do seu amigo Matthias Weckmann, pode ler obras de Froberger, este outro aluno de Frescobaldi que tinha sulcado a Europa.

Chegando a Sainte-Marie, descobre uma biblioteca extremamente rica.

Foi então um italianizador nórdico que pôs todos estes "gostos combinados" ao serviço da fé luterana.

Não tinha o pastor da sua igreja de Sainte-Marie em Elseneur, sustentado uma tese na qual ele provava que "a Igreja Romana era um monstro de três cabeças"?

Buxtehude foi apelidado de "a glória de Lübeck".

Nesta cidade das sete torres, ele foi nomeado Werkmeister, "mestre de obra", o administrador financeiro da igreja, o seu patronato, foi tão importante que o seu pai e irmão juntaram-se a ele.

Prosseguiu com relatórios, mandou construir ou harmonizar os órgãos e preferindo as novas soluções de Andreas Werckmeister ao velho temperamento mesotónico .

Na imensa nave de Sainte-Marie manda construir quatro tribunas em volta do grande órgão, compra novas flautas, trompetes e violas que se juntaram aos coristas.

Tudo isto para a Abendmisiken, "die angenehme Vocal und Instrumentalabendmusic" actuar das 4 ás 5 depois do sermão da tarde todos os Domingos desde a Missa de S. Martinho até ao Natal (cf. André Pirro, D. Buxtehude, 1913).

Estes concertos, começaram com Franz Tunder, rivalizando, com as sumptuosas óperas religiosas da vizinha Hamburg, com as sua máquinas e tochas de fogo.

Os ricos mercadores de Lübeck, penteados com as novas perucas de estilo francês de Lambert Grandjean instalavam-se nos seus camarotes numa igreja adornada com tapetes, cortinas, retratos e casacos ou armas.

No seu Praeludien para órgão, o seu instrumento para sonatas, Buxtehude adopta uma eloquência retórica.

A música seguia os princípios queridos dos homens de letras, teologistas e juristas.

Exhordium, narratio, argumentatio, confutatio, exclamatio, interrogatio, peroratio alteraram a liberdade e o rigor que faz lembrar uma das Toccatas de Frescobaldi .

Neste periodo o músico era ainda um humanista.

Ele falava latim, grego, italiano, e ainda francês pois o Rei Sol ainda brilhava no mundo.

Mas ele manteve-se acima de todos os Alemães e Luteranos na sua adoração a Jesus e nas suas expressões ternas e ingènuas que estavam perto da sentimentalidade piedosa.

"Non hominibus sed Deo", era a divísa de Buxtehude.

Cantatas e corais exultavam com fervor a expressão do texto.

Os versículos a duas, três ou quatro vozes combinavam com inventivos contrapontos .

A Choralfantasien ( seguramente a quinta essência do órgão nórdico ) sugere-lhe a ideia de vastas construções em diversas peças, onde a melodia do coral está presente por toda a parte, escondida nos contrapontos ou evidente no Cantus firmus.

O género de coral ornado (o mais frequente nas peças que nos chegaram) inspira em Buxtehude, diminuições tão decorativas, que a assembleia não reconhece mais no prelúdio do órgão, a melodia que ela deve cantar.

Muitas confusões resultavam desta situação por isso o Consistório decidiu afixar nas paredes de Sainte Marie o nº dos cânticos.

Buxtehude deliciava-se a tocar com o basso ostinato.

Questiona-se hoje se as arquitecturas que ele imaginou na Passacalle ou nas Chaconnes contêm ou não mensagens escondidas.

Em todas as suas Canzonen, ele diverte-se a procurar temas invertidos e a combiná-los com a maior refinação.

Já em 1670, ele tinha oferecido ao seu amigo Meno Hannneken um "Canon a 3 in Epidiapente et Edpidiapason" com o texto "Divirtamo-nos hoje, bebamos, bebamos, bebamos, à saúde do nosso amigo, bebamos"...

Num quadro pintado em 1674 por Johannes Voorhout, Häusliche Musikszene, descobriu-se recentemente o retrato de Buxtehude, ao lado de Johann Adam Reinken que está sentado magestosamente ao cravo.

Ele tem os cotovelos apoiados sob uma pauta músical, canon prepétuo a 8 vozes "In Hon: Dit: Buxtehude et Joh : Adam Reinh: fratrum".

A boca aberta, a testa apoiada sobre uma mão enorme, um olhar estranho perdido no céu.

Em que pensaria ele? No movimento dos planetas, nessa sinfonia de astros que descreveu nas suites de cravo? Nos símbolos dos numeros e proporções ? Nas mensagens sagradas que assaltam um organista luterano? Na Jerusalém celeste? Na Virgem Maria, padroeira de três igrejas onde foi organista? No amor de Cristo? No seu pai Johann Buxtehude que invoca, nesse mesmo ano, no seu Klag-Lied:

"Er spielet nun die Freuden-Lieder

Auf des Himmels-Lust-Clavier,

Da die Engel hin und wieder

Singen mit einem süsser Zier"...

Pierre-Alain Clerc

(notas do CD "DIETRICH BUXTEHUDE- L'OEUVRE D'ORGUES, VOL1" 1987)

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