Ton Koopman

Ton Koopman, director da Orquestra de Música Barroca de Amsterdão, organista e cravista, adquiriu o reconhecimento mundial no campo da música antiga.

A interpretação contemporânea da tradição barroca e o seu gosto pela improvisação e dinâmica, são características do seu êxito.

Koopman vem sendo, desdo os anos setenta uma figura familiar nos cenários internacionais.

A sua primeira orquestra foi a " Musica Antiqua Amsterdam" e em 1979 fundou a "Amsterdam Baroque Orchestra" formada com músicos de renome, onde actua como director convidado para todo o mundo.

Nos primeiros anos da sua carreira, recebeu, por diversas vezes, o prémio "d'Excellence" como reconhecimento pelo seu êxito como organista e cravista.

Um dos prémio de mais prestígio que recebeu, foi o "3-M" em 1989, pela sua contribuição pro música antiga.

Em 1992 recebeu o prémio "Crystal" da Symphony Hall de Osaka, Japão, e em 1993 o prémio Edison, pela gravação das "Sinfonias de Paris" de Haydn, com a "Amsterdam Baroque Orchestra".

Em 1994 Ton Koopman recebeu um disco de ouro pela "Paixão de S. Mateus" com a "Amsterdam Baroque Orchestra" e o Coro da "Netherlands Bach Society" , cuja gravação vendeu 15.000 cópias. pela mesma gravação recebeu em França o prémio da "Academie du Disque Lyrique".

Em 1994 foi nomeado primeiro director da "Radio Chamber Orchestra" da Holanda depois de ter trabalhado frequentemente com a mesma como director convidado.

Também é professor de clavicórdio no " "KoninKlijK Conservatorium" de Haya e membro honorário da "Royal Academy of Music" de Londres.

Durante a temporada de 1985, trabalhou intensamente com a "European Community Baroque Orchestra" e desde então é responsável da organização de audições da orquestra e do processo de aprendizagem, dando à ECBO a possibilidade de aproveitar da sua excepcional personalidade, experiência e musicalidade.

(notas do programa da ECBO,1994)

CONCERTOS

lsb02_31jul94 <> lsb18_29jul94