ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA AMIGOS DO ÓRGÃO Carlos Seixas e as comemorações em Coimbra

António Simões, 04Jun04

Coimbra comemora os 300 anos do nascimento de Carlos Seixas


Carlos Seixas nasceu a 11 de Junho de 1704, tendo falecido a 25 de Agosto de 1742.

Sendo um dos mais importantes músicos, organista e compositor, da nossa história, parece-me que se lhe deveria dar um destaque verdadeiramente nacional, à semelhança do que se faz para um Rock in Rio, por exemplo.

Mas a cultura é o que é e, como diz o Diário de Coimbra,  Carlos Seixas, é um "ilustre compositor que a cidade desconhece",  aproveitando as palavras do  Dr. Mário Nunes, digmo verador da Cultura da cidade de Coimbra.

Apesar de tudo Coimbra não deixa de assinalar estas comemorações, efectuando para isso um conjunto de acontecimentos de importância.

O dia de hoje é assinalado com várias actividades, quer conferências, quer concertos, com o apoio da autarquia e da Universidade.

João Pedro Alvarenga e João Vaz, efectuam, às 10:00 uma conferência com o tema: "Fontes e crítica textual para a edição das sonatas de Carlos Seixas".

Às 11:00, João Paulo Janeiro fala de " A Música religiosa de Francisco António de Almeida - uma expressão particular do italianismo em Portugal na 1ª metade do sec. XVIII".

Às 14:30, Manuel Carlos de Brito, da Univ. Nova de Lisboa, fala de " Carlos Seixas e a música em Lisboa na primeira metade do sec. XVIII".

Às 15:30, José Eduardo Martins, da Univ. de S. Paulo, fala das "Sonatas de Carlos Seixas interpretadas ao piano".

Às 16:30 uma mesa redonda com a participação de todos os conferencistas.

Às 18:00 uma recital de cravo, na Biblioteca Joanina, por Ketil Haugsand da Escola Superior de Música de Colónia, seguindo-se uma recepção (19:30) na Câmara Municipal de Coimbra.

Por fim, às 21:30, o concerto na Sé Nova, com o Coro Gulbenkian, e os Segréis de Lisboa, sob a direcção de Manuel Morais.

De realçar que a Câmara Municipal mandou criar 300 medalhas comemorativas do aniversário.

Para Novembro está programada uma exposição e vários concertos com o apoio da Universidade de Coimbra.

António Simões, 04jun2004

revista | artigos | concertos na Sé Nova