Maria Repas Gonçalves, soprano

Maria Repas Gonçalves começou os estudos musicais no Conservatório de Lisboa aos dez anos de idade onde completou os cursos de canto e composição.

De 1983 a 1988 frequentou o Instituto de Música Antiga de Indiana nos E.U.A. e obteve o mestrado em Música Antiga - Canto.

Estudou com Paul Elliott e Thomas Binkley, de quem foi assistente durante três anos.

Maria Repas Gonçalves participou como solista em diversos concertos com a Orquestra Barroca da Universidade de Indiana.

Foi membro do "Quinteto Medieval" com o qual ganhou o 1º prémio da Competição Internacional de Música Antiga "Erwin Bodky" em Boston, Massachusetts, em 1988.

Em Portugal tem dado inúmeros concertos como solista com diversos grupos de música de câmara, como:

, com a Orquestra Filarmónica Portuguesa e diversas orquestras de câmara na interpretação de cantatas e oratórias como "Glória" de Vivaldi, "Messias" de Haendel e "Stabat Mater" de Pergolesi, para além de inúmeros recitais a solo.

Salienta-se também vários concertos em Inglaterra, Estados Unidos, França, Espanha e Marrocos e participação em festivais de música antiga em Inglaterra e Holanda.

Desempenhou também o papel feminino principal na estreia da ópera " The voyage of the Catarineta" de Tom Eastwood, levada ao palco em versão de concerto no Barbican Center em Londres.

É professora de canto na Juventude Musical Portuguesa e Directora Pedagógica da Academia de Música Eborense e tem dado seminários de técnica vocal a coros, actores e animadores musicais.

(notas do programa Lamego_museu_25nov95)

APAO - cantores

CONCERTOS

Lamego_museu_25nov95