Gyula Szilágyi

guylaszilagyi.jpg (86127 bytes)

Gyula Szilágyil nasceu em Budapeste, Hungria.

Iniciou a sua carreira musical, com o estudo do piano, aos seis anos de idade.

Passou a sua infância em excepcionais circunstancias musicais em Martonvásar, Hungria, vivendo em Brunswich, onde L. Van Beethoven, amigo de Brunswich, era um convidado habitual durante as suas vizitas à Hungria nos princípios do séc. XIX.

Aos 13 anos de idade, Gyula Szilágyil já se apresentava em público, ao piano, na Grande Sala de Concertos da Academia de Música F. Liszt, em Budapeste.

Ao mesmo tempo que organizava a sua carreira musical como profissional, o seu interesse pela tecnologia levou-o a estudar, paralelamente , na Universidade Técnica de Budapeste.

Mas ao receber o diploma de engenheiro mecânico da construção de veículos ferroviários em 1985, optou difinitivamente pela carreira musical.

Prosseguiu os seus estudos em órgão e piano no Conservatório Bela Bartók na capital húngara.

Em 1988 foi viver para a Holanda.

Na Escola Superior de Música Sweelinck em Amsterdão estudou órgão na Classe do Professor Jacques Van Oortmerssen e piano com o Prof. Jan Marisse Huizing.

Depois de ter obtido a licenciatura em ensino, concluiu os seus estudos em 1996 obtendo o diploma de executante de música.

Estudou também música sacra na mesma Escola Superior e obteve a licenciatura em 2001.

Foi também organista na Igreja protestante, chamada "Parkkerk", em Amsterdão entre 1991-1999.

Na Holanda (país da sua nacionalidade) leccionou piano na Escola Superior de Música Sweelinch em Amsterdão, e também em várias escolas de música.

Entre 1993 e 1999, fez parte de um duo de pianos tendo executado um vasto repertório com obras para dois pianos e para piano a quatro mãos.

Tem sido frequentemente convidado como solista para recitais de órgão, não só na Europa mas também nos EUA.

As suas interpretações já foram várias vezes emitidas pela rádio holandesa e húngara.

Embora o âmbito das obras do seu repertório organístico abranjam todos os maiores períodos da música, especializou-se, sobretudo, na execução histórica das obras dos séc. XVI-XVII e das de J. S. Bach, com particular relevância no tratamento adequado dos órgãos históricos.

Desde Outubro de 1999 encontra-se a residir em Portugal.

Actualmente lecciona como professor de piano de curso superior e classe de conjunto no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, em Faro.

Já várias vezes tem participado, como membro, no júri do Concurso de Piano Maria Campina, em Faro.

(notas do programa far20_19jul02)

CONCERTOS

far20_19jul02