António Manuel Esteireiro

Natural de Lisboa, António Manuel Esteireiro iniciou os seus estudos musicais na Academia de Música da Liga dos Amigos de Queluz.

O seu primeiro mentor foi o pianista Emílio Lopes, tendo estudado posteriormente com Jorge Montenegro na cidade do Porto.

Com João Vaz e Rosa Amorim começa o seu interesse e motivação pelo estudo do Órgão.

Após a conclusão do 1º Curso Nacional de Música Sacra, em 1994, é convidado a prosseguir os seus estudos na área da Música Sacra na Academia de Música Sacra e Educação Musical (Fachakademie für Kirchenmusik und Musikerzichung) em Regensburg.

Admitido na classe de Órgão de Franz Josef Stoiber, organista na Catedral de Regensburg, conclui, sob sua orientação, o diploma de Música Sacra em Regensburg e a licenciatura pedagógica em Órgão da Escola Superior de Música e Teatro de Munique.

Tais estudos só foram possíveis com o apoio da Diocese de Regensburg e da Fundação Geiselberg de Munique.

Actualmente frequenta, na Escola Superior de Música de Bremen, o curso de Mestrado nas vertentes "Órgão d Concerto" e "Música Antiga", nas classes de Hans-Ola Ericsson e Harald Vogel, respectivamente.

Dos vários Cursos e Seminários que frequentou são de destacar os realizados com Jon Laukvik, Zsigmond Szathmáry, Hans Haselböck e Wolfgang Seifen .

Em Junho de 1996, obteve o 2º Prémio no Concurso Nacional de Organistas da cidade do Porto, e em Dezembro de 1997, o 1º Prémio do Concurso Nacional para Jovens Organistas da cidade de Leiria.

Tem realizado concertos como solista em várias cidades, tais como Lisboa, Porto, Leiria, Munique, Regensburg, Colónia, Würzburg, Aschaffenburg,Wiesbaden, Speyer, Metz, Bremen,São Paulo (VII Festival Internacional São Bento de Órgão) entre outras.

Para além da sua actividade como solista, tem dedicado particular interesse à música de câmara com Órgão, tendo nesse âmbito participado em duas edições do Festival Internacional de Órgão de Lisboa e no Festival Internacional de Órgão de Mafra..

Em duo, com o flautista João Pedro Fonseca executa regularmente, em concerto, as principais obras escritas para esta formação.

A música contemporânea é outro dos pontos fortes do seu repertório com particular destaque para a obra de Olivier Messiaen.

Colabora regularmente com vários compositores na edição e execução das suas obras.

Depois de um periodo em que leccionou no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian em Aveiro, faz parte actualmente do corpo docente do Instituto Gregoriano de Lisboa.

(notas dos programas)

CONCERTOS

lsb38_29set01

lsb46_05ago01

prt114_10abr99

lsb48_11jan04

lsb48_07dez03