David Cranmer

Nasceu em Leamington Spa, Inglaterra, em 1954.

Com 6 anos começa a estudar piano e com 16 inicia os seus estudos de órgão.

Entra como "Exhibitioner" (bolseiro) no Sidney Sussex College, Cambridge, onde recebe a Licenciatura em 1976, obtendo, no ano seguinte, o Mestrado de Música (no ramo de musicologia) no King's College de Londres.

Reside, desde 1981, em Lisboa, leccionando Inglês no The British Council até 1993.

Exerce actualmente funções de docente na Universidade Católica Portuguesa de Lisboa e na Universidade Nova de Lisboa.

Ao longo destes anos tem-se mantido activo igualmente como musicólogo e organista.

É autor:

  • com Manuel Carlos de Brito, de Crónicas da Vida Musical Portuguesa na Primeira Metade do Século XIX (Imprensa Nacional, Lisboa, 1990)
  • com Manuel Carlos de Brito e Luísa Cymbron, de O Teatro de S. Carlos - 200 Anos da sua História ( a pedido da Fundação de S. Carlos, para celebrar o bicentenário do teatro no prelo)
  • com Clement Laroy, de Musical Openings (Lonman, Harlow, 1992), uma obra pioneira sobre o uso de música "clássica" no ensino das línguas.

Foi convidado por Lisboa 94 para realizar novas edições das óperas O Gato por Lebre, de António José do Rego, e As Damas Trocadas, de Marcos Portugal, representadas em Lisboa no Outono desse ano.

As Damas Trocadas foram repetidas em Londres, no Festival de Clerkenwell, igualmente em 1994.

É organista da Igreja Anglicana de São Jorge, Lisboa, tendo iniciado a sua carreira profissional de concertísta em 1989 numa série de concertos de órgão para celebrar os 50 anos do British Council em Portugal.

Desde então tem realizado concertos no Funchal, Évora, Setúbal (com o tenor Nicolas Robertson), Lisboa, Mafra, Coimbra, Porto e Braga.

Tem actuado igualmente em concertos com o Coro Bach da Igreja Evangélica Alemã de Lisboa, em Lisboa, Leiria, Óbidos e Figueira da Foz, e com o Coro da Universidade de Lisboa.

Em Junho de 1997 foi doutorado pela Universidade de Londres, com a tese "A Ópera em Portugal 1793-1828: um estudo em repertório e a sua divulgação".

Gravou, no ano de 2000, o disco "A Capela do Rei Magnânimo" com o Coro de Câmara de Lisboa, sob a direcção de Teresita Gutierrez Marques.

Foi o Director Artístico do Festival Internacional de Música de Mafra, de 1997 a 2001.

(notas do programa obidos_08out99)

CONCERTOS

lsb48_05mai02

obidos_08out99